quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Era uma Vez...

Houve num tempo, não muito distante, uma burguesia que contribuiu para avançar o processo de emancipação humana. Cumpriu um papel revolucionário e histórico, lutou pelo poder político e econômico, reivindicou não só para si mas para as camadas populares. A bandeira era essa: "A escola é para Todos"! Os súditos precisavam vencer a ignorância e tornarem-se cidadãos livres e esclarecidos. E aí hein?? Onde estão esses atores? O cidadão livre e os "engajados" burgueses? Alguém os viu?

5 comentários:

Angie S. disse...

Reflexões a partir do livro Democratização da Escola Pública de José Carlos Libâneo.

momentocomrogerio disse...

Pois é, onde estão? Ou melhor, onde estamos? Nesse mês estou em um pais que tem menos de 100 anos (Cingapura), não tem recursos naturais, mas é um pais com as melhores condiçoes de vida no mundo. Segredo? Verdadeira educação para todos. Será que um dia chegaremos lá?

Camila Cabello disse...

E eis que foi firmado um contrato social celebrado "livremente" entre os indivíduos: um se propõe gentilmente a dominar e outro se dispõe alegremente a ser oprimido. A história da humanidade não é demais, mesmo?!

Angie S. disse...

Só o oprimido pode libertar o opressor!! Palavra de quem entende.

Ivete disse...

Eles continuam vagando pelo universo, e fazendo alguns acreditar que "um dia tudo isso vai ser real" desculpe amiga....sabes que é uma utopia isso acontecer aqui nesse mundo, certo?