quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os intocáveis

"Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E me sentia bem naquela solidão...."
Estou no décimo tercerio conto de uma série de dezoito. Confesso que até agora não havia conversado com nenhum deles, talvez por desatenção, hábito de leitura ou apatia diante dos temas corriqueiros da vida.... E olha que estou falando de obras-primas de Lygia Fagundes Telles!
Acontece que o "Natal na Barca", moveu meu interior, mexeu profundamente comigo...
Fala de encontros improváveis entre pessoas invisíveis...isso mesmo...essas que estão entre nós e não queremos ver. São pessoas com histórias sofridas, marcadas pela desgraça, perda e desprezo. Desvio o olhar, tento não fazer nada ou dizer coisa alguma, mas o enunciado do sofrimento cresce cada vez mais e somos obrigados a olhar....nos braços daquela mulher, o velho bêbado esfarrapado pelas ruas, a criança que carece de cuidados básicos, na diversidade de aflições que povoam essa Terra!
Sempre haverá algum aflito ou aflita em meu caminho...
"Ia contando as sucessivas desgraças com tamanha calma, num tom de quem relata fatos sem ter participado deles realmente. Como se não bastasse a pobreza que espiava pelos remendos da sua roupa, perdera o filhinho, o marido e ainda via pairar uma sombra sobre o segundo filho que ninava nos braços. E ali estava sem a menor revolta, confiante. Intocável".


Lygia Fagundes Telles. Antes do Baile Verde (contos)

Nenhum comentário: