segunda-feira, 30 de maio de 2011

Eventos públicos discutem a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas
31 de maio, 15h, na Alesp: Audiência Pública debate o serviço de psicólogos e assistentes sociais nas escolas do Estado
Será realizada no próximo dia 31 de maio, terça-feira, a partir das 15h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo-Alesp, audiência pública que tem como tema "Prevenção e orientação nas escolas com o trabalho de psicólogos e assistentes sociais". Os trabalhos serão coordenados pelo deputado estadual Marcos Martins (PT), autor do Projeto de Lei 441/2007, que trata da inserção de psicólogos e de assistentes sociais nas escolas públicas. O CRP SP quer aprofundar o debate em torno deste tema, pois, embora considere positiva a proposição de um projeto de lei que preveja a contribuição de psicólogos e assistentes sociais no cotidiano escolar, entende que tais profissionais não devam ser desloc ados do Sistema Único de Saúde e/ou do Sistema Único de Assistência Social, como aponta o PL (conheça o texto). Entendemos que esta não seria uma mudança adequada, posto que implicaria a diminuição de quadro de profissionais do SUS e do SUAS, bem como não garantiria a especificidade da atuação no âmbito da Educação, que deve considerar o contexto escolar, promover o processo de aprendizagem e desenvolvimento e contribuir para a formação de professores.

A audiência será no Auditório Teotônio Vilela, Av. Pedro Álvares Cabral, 201, bairro do Ibirapuera, em São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela TV Alesp e terá como convidados representantes do CRP SP, do Conselho Regional de Serviço Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Osasco, da Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco e do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, entre outros. Mais informações pelo tel. (11) 3886-6241 / 6242.


9 de junho, 16h, na Câmara Municipal de São Paulo: Atuação de Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas da Capital é tema de debate público

No dia 9 de junho, quinta-feira, será realizado no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Centro) o debate "Expressões sociais no cenário escolar". O evento terá como ponto principal a derrubada do veto do prefeito Gilberto Kassab ao Projeto de Lei 280/09, de autoria do vereador Jamil Murad (PCdoB), que dispõe sobre a implantação do serviço social e psicológico nas escolas da rede municipal na Capital. O CRP SP, juntamente com outras entidades, participou ativamente da elaboração e apresentação deste PL, fazendo-se presente, ainda nas audiências públicas. O PL foi aprovado em todas as instâncias da Câmara, sofreu veto do senhor prefeito em dezembro de 2009

Programação:

16h - A importância do PL 280/09 para a Educação, com o vereador Jamil Murad e representantes das entidades apoiadoras.

17h: Expressões sociais no cenário escolar, com a psicóloga Carmem Taverna, representando o Conselho Regional de Psicologia SP, e Eliana Canteiro, do Conselho Regional de Serviço Social SP.

Conheça o PL na íntegra aqui e faça sua adesão ao abaixo-assinado pela derrubada do veto do prefeito em www.jamilmurad.com.br.

Nenhum comentário: