sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/sao-petersburgo.jhtm


Antiga capital czarista, São Petersburgo se torna um dos principais e mais elegantes centros culturais do Leste Europeu
Arte UOL
Esqueça a imagem clássica de um brutamontes bebendo vodca com chapéu de pelos no inverno. A ex-capital do Império Russo, São Petersburgo, transpira nobreza e traz à luz um glamour inigualável em todo o mundo. Pelas largas avenidas e canais onde o frio cortante ? potencializado pelo Rio Neva, que passa 237 dias por ano coberto com gelo ?, imensidão e requinte nos detalhes das fachadas e por detrás delas. A capital do czarismo russo é tão luxuosa que seus habitantes parecem não achar muita graça nas clássicas Paris e Roma, por exemplo. Herança e uma carga histórica longínqua, assinada por nomes épicos como Catarina ou Pedro, o Grande, fazem da cidade localizada na entrada do Golfo da Finlândia tão ou mais importante que Moscou.

Diferentemente da capital russa, a cidade que já se chamou Petrogrado e Leningrado é o berço da sociedade russa ? assim como da burguesia que transformou o país. Artistas como o romancista Fiódor Dostoevsky, que nasceu e viveu em São Petersburgo, fazem dela a capital cultural do país por excelência.

Mas as coisas começam a fazer sentido quando se descobre o desbunde protagonizado por czares e czarinas. A aura fina e delicada é comprovada na obra-prima de Alexander Sokurov, o ?Arca Russa?. No plano-sequência de 90 minutos, o cineasta discorreu sobre vitórias, fracassos e formação de uma civilização em um dos cenários mais pomposos da cidade: o Hermitage. O ex-Palácio de Inverno, que hoje é considerado o maior museu do mundo, consegue remeter quem o visita a uma época em que luxo e grandeza demais nunca eram o suficiente para quem detinha poder sobre 22.400.000 quilômetros quadrados do planeta.

Fundada pelo czar Pedro, o Grande em maio de 1703, a cidade serviu de capital do Império Russo por mais de 200 anos. E foi apenas depois da Revolução Russa de 1917 que a capital passou para Moscou. Antes disso acontecer, aqueles que viajavam de Moscou para São Petersburgo levavam 3 dias na estrada. Os russos costumavam dizer que não viajavam, mas viviam no caminho.

Pedro teria criado a capital russa em um pântano que teve de ser drenado pelo canais que enfeitam a cidade. Remodelada para seu tricentenário, em 2003, hoje São Petersburgo tenta atrair o máximo de interesse e investimentos provenientes de turistas e empresas do Ocidente.

Atualmente São Petersburgo é a segunda maior cidade do país, com cerca de 4,6 milhões de habitantes, e mais 6 milhões vivendo no entorno. Possui cena noturna e de diversão intensa, com compras e restaurantes. É considerada um dos principais centros culturais da Europa, além de ser um importante porto russo no Mar Báltico. O orgulho da cidade se dá também por seu protagonismo na História moderna. Foi em São Petersburgo que o Exército de Hitler acabou derrotado pelos soldados vermelhos. Em meio à neve e ao frio castigante do temível inverno russo, as forças do Eixo caíram definitivamente e aproximaram o momento de declaração sobre o fim da Segunda Guerra. Nomes da história atual, como o primeiro-ministro Vladimir Putin e o presidente Dmitri Medvedev, também iniciaram sua trajetória na cidade no norte do país.

Mas nem só de flores vive a metrópole mais elegante do Leste Europeu. Uma das principais famas da cidade diz respeito aos batedores de carteira. Assim como no ?Pickpocket?, filme de Robert Bresson inspirado no clássico ?Crime e Castigo?, de Fiódor Dostoiévski, turistas menos atentos têm grandes chances de perceber horas depois que foram furtados. Em vias e lugares cheios, como trens e estações de metrô, atenção nunca é demais. Uma vez vítima dos batedores, só resta enfrentar a burocracia russa para prestar queixa. Uma experiência que pode ser torturante, além de consumir um dia inteiro da viagem.

Por abrigar palácios em quase todas as suas regiões, São Petersburgo tem construções que tornam-se atração. Czarismo é o espírito de uma época que define, por excelência, a majestosa cidade. Bem servida de bons restaurantes e cafés, a metrópole é detentora de construções que, dada à carga histórica, são tombadas e classificadas patrimônio da Unesco. Para os bon vivants, atrações nunca faltaram. Do café com torta ao balé no teatro, nos moldes imperiais, São Petersburgo é tão suntuosa e romântica quanto Veneza. Mas, talvez, ainda mais charmosa e interessante.

Caminhe pela Nevsky livremente e sem destino. Além das muitas surpresas que podem surgir ao longo da rota, é uma boa chance de descobrir antigos palácios, lojas, cafés, estúdios, escritórios, livrarias com mais de 60 anos e o cotidiano na cidade russa.

Coma com olhos, mas não toque. Atenção: apesar de tirar fotografias, em tese, ser um direito universal do turista, o melhor é ter cuidado e certificar-se antes de que fotos são permitidas. Apesar de não haver nenhuma placa com símbolo dizendo expressamente que não se pode fotografar ? muito provável que estejam escrito somente em russo ? o risco de ser multado (como, por exemplo, no metrô) é gigantesco.

GRUPO DE DISCUSSÃO


NO UOL

INFORMAÇÕES E SERVIÇO


Site do país - www.russiatourism.ru

Site da cidade - www.saint-petersburg.com

DDI - 7

Código de acesso de São Petersburgo - 812

Moeda - Rublo, simbolizado por Rb, vem em notas de 10, 50, 100, 500, 1000 e 5000. Além das moedas em 1, 2 ou 5 rublos.

Valor de troca - ? 1 = 43 Rb; US$1 = 28,9 Rb; R$1 = 16,7 Rb

Idioma - Russo. Apesar de ser um dos mais importantes destinos do país, o inglês é escasso em São Petesburgo. O idioma original é dominante e os russos, mesmo os que lidam com turistas, esforçam-se minimamente para entender o inglês ou outra língua. Em restaurantes e museus, instruções e cardápios em inglês são mais comuns.

Clima - Como fica perto da península escandinava, São Petersburgo é famosa pelo frio e por rigorosos invernos (a neve teria sido a maior inimiga dos nazistas, que foram derrotados na Batalha de Leningrado - nome dado à cidade entre 1924 e 1991). O Rio Neva, que corta São Petersburgo e vai até o Golfo da Finlândia ajuda a dar o tom gélido à cidade. Nas estações mais frias, a temperatura pode chegar a 35°C negativos.

Fuso horário - 6 horas a mais em relação a Brasília

Telefones de emergência - Defesa Civil e situações de emergência - 01

Horários - Com exceção de bancos e escritórios da administração governamental, que costumam fechar mais cedo, lojas e cafés costumam abrir por volta das 9h e fecham às 21h. Museus começam a funcionar, em geral, às 10h.

Gorjetas ? Gorjetas não são comuns, mas há nos restaurantes uma taxa cobrada que fica em torno de 18%.

Feriados - 1° de janeiro, 7 de janeiro (Natal ortodoxo), 23 de fevereiro (Dia da Defesa Russa, antiga festa do Exército Vermelho), 1° de maio (Dia do Trabalhador), 12 de junho (Dia da Independência)

Segurança - Não é à toa que o Robert Bresson se insipirou na obra ?Crime e Castigo?, de Dostoiévski, para filmar ?Pickpocket? (1959). A cidade é famosa por seus batedores de carteira, que, em geral, agem nas estações cheias do metrô.

Câmbio - Há casas de câmbio espalhadas pela cidade. Nas avenidas principais são mais comuns, enquanto nos bairros periféricos são menos frequentes. A cotação varia muito pouco de um lugar para outro. Caixas eletrônicos para saque são opção menos comum.

Custos - A Rússia é um dos países mais caros do mundo. Um pouco menos que Moscou, que tem hoje um dos padrões de vida mais altos da Europa, São Petersburgo oferece opções razoáveis de comida (como panquecas de salmão nos cafés), mas não de hotéis (que dificilmente saem por menos de 40 euros a diária).

Telefone - A ideia é que os telefones públicos funcionem com cartão de crédito. Muitos deles, no entanto, não reconhecem ou dão erro de leitura. Cartões telefônicos e fichas são raros.

Correio - As agências dos correios ficam abertas das 8h às 20h. Tel: 7 (812) 314-8714 www.spbpost.ru

Informações turísticas - Há centros de informações turísticas nos principais pontos de São Petersburgo, como a Ulitsa Sadovaya n° 14 (quase esquina com a Prospekt Nevsky) e o Aeroporto Pulkovo. Aberto de seg a sáb, das 10h às 18h, fornece informações para o turista como ônibus, museus, agências de citytours, além de assistência em casos de roubo, como o Tourist Helpline (300-3333). www.visit-petersburg.com

Voltagem e tomadas - 220V, com dois pinos redondos

Internet - Há cybercafes espalhados pela cidade, mas não muitos. Em geral apertados, alguns são 24h e outros ficam fechados durante apenas algumas horas na madrugada. O Internet café, na Prospekt Nevsky, é uma boa opção, dada à grande quantidade de computadores e o preço não abusivo.

Nenhum comentário: